Preparação para o Parto

Os músculos do pavimento pélvico terão uma sobrecarga de peso durante a gravidez, pois são eles os responsáveis pela sustentação do útero. Por isso, é muito importante que a mulher comece a fazer a preparação desses músculos quando planear engravidar ou durante a gravidez (a partir das 14 semanas de gestação), tentando assim prevenir e tratar algumas disfunções perineais.


O fortalecimento dos músculos do períneo é feito através de uma sonda vaginal que permite ensinar a contração e o relaxamento através de biofeedback.

São ensinadas técnicas de respiração, relaxamento e expulsão para que o trabalho de parto decorra de uma maneira tranquila e agradável.


Cada sessão dura entre 45 a 50 minutos. Em média são realizadas 10 a 15 sessões. 

Todas as utentes fazem uma avaliação que inclui a avaliação dos músculos do períneo, realizado pelo toque vaginal. Após a avaliação é traçado um plano de tratamento.

As mulheres que desejam ter um parto normal, precisam de trabalhar o relaxamento e alongamento dos músculos do pavimento pélvico. Estes são a última barreira que o bebé encontra durante o nascimento e, ao contrário do colo do útero, estes músculos não passam pelo processo de dilatação, atingindo o seu alongamento máximo durante a passagem do bebé. Este alongamento é feito através da massagem perineal e do epi-no.

Epi-no
Epi-no
© 2019 Fisioterapeuta Ana Rita Pinto. Todos os direitos reservados a Fisioterapia Uroginecológica
Desenvolvido por Webnode
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora