Pós-Parto

Após o parto, é recomendado que seja feita uma avaliação perineal, independente se tenha sido parto normal ou cesariana. 


Devido à fraqueza dos músculos do períneo ou por lesões que podem ocorrer durante o parto, pode surgir incontinência urinária, incontinência fecal ou prolapso dos órgãos pélvicos. O fortalecimento dos músculos do períneo é fundamental nesta fase, tratando ou prevenindo o aparecimento destas patologias.




A cicatriz da episiotomia ou a laceração podem deixar esta região muito dorida, dificultando a recuperação do pós-parto e, em muitos casos, levando a dores e desconforto durante a relação sexual. É importante a massagem cicatricial para dessensibilizar a cicatriz e desfazer possíveis aderências.



A distensão que acontece nos músculos abdominais durante a gravidez, pode levar à diástase abdominal (quando estes músculos se separam). É aconselhado a realização de exercícios hipopressivos, que não aumentam a pressão intra-abdominal, não prejudicando os músculos do períneo.

Cada sessão demora entre os 50 a 60 minutos.

Inicialmente realizam-se duas sessões semanais, passando para uma sessão semanal, e posteriormente uma sessão quinzenal, consoante a evolução do utente.

O número de sessões necessárias depende de pessoa para pessoa.


© 2019 Fisioterapeuta Ana Rita Pinto. Todos os direitos reservados a Fisioterapia Uroginecológica
Desenvolvido por Webnode
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora